Centro de Prevenção Sergio Choji Yamada

Nosso Blog

Conteúdos semanais com dicas, cuidados e ensinamentos sobre prevenção à saúde.

Gostou? Compartilhe!

Outubro Rosa: Por que é importante prevenir o câncer de mama?

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de tumor maligno que mais acomete as mulheres no mundo, representando 24,5% dos casos. No Brasil, foram estimados 66 mil novos casos da doença para o ano de 2021.

Apesar de ser um problema de saúde pública, o câncer de mama ainda é um tabu na sociedade. Muitas mulheres não falam sobre o assunto por vergonha, medo ou por não saberem como abordar o tema.

Por isso, a campanha Outubro Rosa existe: para incentivar as mulheres a cuidarem da saúde, fazer exames preventivos e procurarem ajuda médica assim que identificarem qualquer alteração no corpo.

Neste conteúdo você irá entender melhor sobre a importância da prevenção do câncer de mama e quais são os principais fatores de risco para desenvolvimento da doença.

Menopausa/climatério e sua relação com câncer de mama

A menopausa é o período em que a mulher deixa de menstruar e, consequentemente, deixa de produzir os hormônios estrógeno e progesterona. Esses hormônios são importantes para o metabolismo ósseo, controle da pressão arterial e regulação do colesterol. A menopausa é um processo natural que ocorre em todas as mulheres a partir dos 45-anos.

O climatério é o período que antecede a menopausa, caracterizado pelo aumento da irregularidade menstrual. Nesse período, os níveis de estrógeno tendem a diminuir, causando sintomas como alterações de humor, fogachos e suor noturno.

A relação entre menopausa/climatério e câncer de mama está relacionada aos níveis dos hormônios estrógeno e progesterona. Durante a menopausa, esses níveis caem dramaticamente, o que pode levar à estimulação do crescimento das células cancerígenas. O risco de câncer de mama também é maior em mulheres que tiveram seus primeiros períodos menstruais antes dos 12 anos (menarca precoce) ou apresentaram sua última menstruação após os 55 anos (menopausa tardia).

Como ocorre a detecção do câncer de mama?

O câncer de mama é detectado através da realização de exames, como a mamografia, que é um tipo especial de radiografia das mamas. Outro exame importante é a ultrassonografia, que pode ser usado para identificar nódulos nas mamas. Se os nódulos forem suspeitos de câncer, uma biópsia pode ser realizada para confirmar o diagnóstico.

Qual é o tratamento para o câncer de mama?

A cirurgia é o tratamento mais comum para o câncer de mama. O tipo de cirurgia depende do tamanho e da localização do tumor, da idade e da saúde geral da pessoa. Outros tratamentos para o câncer de mama podem incluir a quimioterapia, radioterapia e o tratamento hormonal.

Existem formas de prevenir o câncer de mama?

O câncer de mama é uma doença que atinge milhares de brasileiras todos os anos e, por isso, é importante estar atento aos seus sintomas.

Existem diversas formas de prevenir o câncer de mama:

– Manter uma dieta saudável e balanceada;

– Fazer exercícios regularmente;

– Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;

– Amamentar, se possível;

– Não fumar e evitar a exposição ao cigarro;

– Limitar a exposição à radiação ionizante (Raios X, etc);

– Procurar um médico regularmente para realizar exames clínicos e preventivos.

Outra forma de prevenção é o acesso a informação, venha estar conosco no dia 07 de outubro de 2022, onde iremos iniciar a campanha do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama.

Além do evento de abertura da campanha do Outubro Rosa, teremos uma palestra que abordará um assunto muito comentado entre as mulheres, a Menopausa e o climatério – Mitos e verdades da reposição hormonal e sua correlação com câncer de mama.

Nosso encontro será no Centro de Prevenção Sergio Choji Yamada, é uma oportunidade para você aprender mais sobre a doença e saber como preveni-la, coloque em sua agenda e venha participar conosco.

Fonte: https://www.inca.gov.br/publicacoes

Marketing UNISAUDEMS
Marketing UNISAUDEMS

Deixe aqui seu comentário

Sobre o Blog

A UNISAÚDEMS sempre pensando em prevenção, criou esse blog que irá ter conteúdos semanais como: Dicas e orientações dos nossos profissionais de diversas áreas de atuação como: Ginecologista, Endocrinologista, Cardiologista, Odontologista Adulto e Pediátrico e muito mais.

Recent Posts

Não é beneficiário?

Nosso Canal do Youtube

Se inscreva em nosso canal

Fique tranquilo, não enviaremos SPAM!