A vida passa depressa, mas não precisa que a correria do dia a dia faça com que você esqueça do mais importante: sua saúde e bem-estar. Cuide-se, previna-se!!
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
O que é?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Sintomas
O câncer de próstata tem uma evolução silenciosa e no estágio inicial não apresenta qualquer sintoma. Quando eles começam a aparecer já é um sinal de que o câncer já está em fase avançada, invadindo possivelmente os órgãos vizinhos (bexiga, ureteres ou reto e eventualmente os linfonodos da pelve e do abdômen).
Prevenção
A prevenção ainda é a melhor arma na luta contra o câncer. É possível adotar hábitos de vida mais saudáveis, como não fumar, ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios regularmente, controlando os fatores externos. Além disso é um dever com a sua saúde e para a sua família, monitorar qualquer modificação no seu corpo, realizando o acompanhamento médico adequado com um urologista e fazendo os exames de rotina.
Dicas de prevenção
A adoção de hábitos saudáveis são fatores de prevenção ao câncer de próstata. Desta forma, recomenda-se:
Praticar atividade física regularmente • Alimentar-se de forma saudável • Consultar o UROLOGISTA • Realizar o EXAME ANUALMENTE
A mudança de comportamento pode trazer mais qualidade e saúde para a vida do homem.
Previna-se!
Causas / Fatores de risco
O câncer de próstata e o envelhecimento do homem
O câncer de próstata pode se desenvolver em qualquer idade, mas está relacionado principalmente ao envelhecimento masculino. A maior parte dos casos ocorre em homens com mais de 50 anos.
Com o envelhecimento da população nas últimas décadas, o número de casos de câncer diagnosticados anualmente aumentou. Este fato deve ser atribuído também ao aumento das campanhas de rastreamento e detecção precoce. Segundo os registros do programa norte-americano Surveillance, Epidemiology, and End Results (SEER) do National Cancer Institute, o risco de um indivíduo ter câncer ao longo da vida é de 40%. Em outras palavras, praticamente uma a cada duas pessoas terá câncer durante a vida.
PREVINA-SE!
Caso identifique alguma destes sintomas procure imediatamente um médico da nossa rede credenciada para avaliação diagnóstica.
Dúvidas sobre o evento: 67 3027-0503 / 67 99895-4514